MR - HBI

Qualidade - Design - Meio Ambiente

an image

Tratamento Belmadur

A madeira tratada com Belmadur® mantém a sua aparência natural. Este tratamento consiste numa modificação a nível molecular nas paredes das células. O núcleo das células permanece aberto, permitindo que a madeira respire normalmente.

Este tratamento resulta da impregnação da madeira com moléculas muito pequenas que reagem com as da madeira de modo a formar uma rede tridimensional que respira e que permite absorver e expelir água como se de madeira não tratada. A tecnologia inovadora Belmadur® da BASF não provoca descoloração e não afecta em aparência ou toque. A madeira depois de tratada mantém a sua versatilidade e pode ser cortada, aplainada, perfurada, colada e pintada como qualquer outro tipo de madeira.

O processo Belmadur® é muito simples. A primeira fase consiste em impregnar a madeira na solução Belmadur®, uma solução aquosa de um agente de ligação cruzada. De seguida o ar é removido através de vácuo para assegurar que o agente alcance todas as células durante a aplicação a grande pressão. A segunda fase começa com a secagem da madeira impregnada a uma temperatura superior a 100°C. Isto faz com que as moléculas do agente da solução Belmadur® sejam curadas por poli-condensação, o que faz com que a água seja libertada. Ambas as fases usam equipamento generalizado na indústria da transformação da madeira.

A modificação da madeira através do processo Belmadur®, pretende melhorar algumas propriedades como a resistência à biodegradação, estabilidade dimensional mas também a resistência radiação ultravioleta, entre outras.

Esta modificação é um processo que melhora as propriedades da madeira durante o seu ciclo de vida, produzindo um material novo que no final do ciclo de vida não apresenta um perigo ambiental superior ao da madeira não tratada.